terça-feira, 28 de novembro de 2023

Orixás para crianças

Quatro parques públicos do Recife serão ocupados por um projeto de valorização da cultura de matriz africana voltado paro público infantil. O "Orixás para Criança" promoverá sua primeira edição no Parque das Graças, na Zona Norte do Recife, neste sábado (25), a partir das 15h, com entrada gratuita. Os pequenos de 5 a 12 anos poderão vivenciar e aprender sobre religiões de matrizes africanas.

Esta será a primeira de quatro vivências do projeto. Na programação, crianças, mães, pais, cuidadores e demais frequentadores do Parque, poderão participar de contações de história, oficinas de musicalidade, produção de dedoches (fantoche de dedos), produção de utensílios de culinária. A ideia do projeto é apresentar elementos da cultura afro para o público infantil, com o objetivo de desmistificar e promover a tolerância e a inclusão religiosa e social.

“Não há mais espaço para preconceito religioso, especialmente, em uma sociedade como a nossa, com uma diversidade gritante. Precisamos apresentar às crianças de onde viemos, nossas origens, nossa história. Levar para perto das crianças elementos da religião, falar sobre a força da natureza e mostrar que o mas importante é conviver em harmonia e respeitar o diferente”, explica uma das realizadoras do projeto Marine Moraes.

A contação de história ficará por conta de Adélia Oliveira, que vai apresentar os itãs (histórias) dos orixás, com muita magia, respeito e sonoridade. As oficinas, por sua vez, ficarão sob responsabilidade dos arte educadores Clébia Sousa, Dayanne Barros e Theo Coutinho.

O Orixás para Criança tem como produção a MM Produção e Comunicação, foi idealizado e está sendo organizado pelas produtoras e mães Marine Moraes e Dyanne Barros.

“O projeto surgiu da necessidade de um espaço lúdico para crianças, que a aproximem de nossa religião. Desmistificar, apresentar uma nova realidade e o valor de nossa ancestralidade para eles que serão nosso futuro irá contribuir na formação de uma sociedade mais justa”, explicou Dyanne. 

O projeto conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife, através do SIC - Sistema de Incentivo à Cultura, e tem apoio do Ilê Axé Xangô Aganjú.

Fonte: https://www.folhape.com.br/cultura/parque-das-gracas-recebe-estreia-do-projeto-orixas-para/302811/

Nenhum comentário:

Postar um comentário