domingo, 25 de junho de 2023

Senta lá, Cláudia

O pastor e teólogo Renato Vargens ficou incomodado com a declaração de Xuxa sobre reescrever a Bíblia. Ele questionou se a Xuxa tinha "lugar de fala".

Evidente que as páginas direcionadas aos evanjegues pegaram carona e divulgaram esse comentário. Os cristãos estão incomodados porque até o Chatgpt está sendo usado para reescrever a Bíblia e tem feito trabalho melhor que seus possíveis autores.
Eu devo ter escrito em algum lugar sobre a Bíblia ser uma coletânea de textos altamente forjados, interpolados e mal traduzidos. Mesmo entre os cristãos, existem várias versões do mesmo texto sagrado. E mesmo assim cada vertente afirma que está "defendendo a verdade".

Mas Renato não entendeu o que significa "lugar de fala". Citando:

... a ideia do lugar de fala tem como objetivo oferecer visibilidade a sujeitos cujos pensamentos foram desconsiderados durante muito tempo.

Isso não significa que quem não faz parte daquele grupo não pode expressar sua opinião, entretanto, o ideal é abrir espaço para aprender, entender e respeitar o que aquele grupo está tentando dizer.

O lugar de fala não se trata de calar ninguém, mas de abrir espaço para que diversas vozes sejam ouvidas e levadas a sério.

(https://www.politize.com.br/o-que-e-lugar-de-fala/)

A leitura que se tem de lugar de fala é muito equivocada, esse conceito tem mais ligação com uma localização social, histórica, cultural e contextual de onde emana a voz e o enunciando. As pessoas confundem o lugar de fala com a lógica de autoridade, ou com argumentos de censura. Todo mundo tem lugar de fala, não é uma coisa fixa.

(https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/04/08/o-que-significa-lugar-de-fala-conceito-nao-e-uma-forma-de-calar-as-pessoas.htm)

Então Renato confundiu lugar de fala com autoridade ou representatividade. Mas esse pastor pode ser considerado o padrão do mundo gospel para se atribuir representatividade? Não, o mundo gospel é tão diverso quanto o Paganistão. Qualquer padre ou pastor pode alegar autoridade sobre a interpretação da Bíblia? Não, ateus (e alguns pagãos modernos) possuem mais conhecimento e autoridade sobre a Bíblia.

Não convenceu, Renato. Pegue o seu banquinho e saia de mansinho.😏🤭
Mas falando de Xuxa, programas infantis e a "década perdida" (80 - 90), muitos programas seriam proibidos na atualidade. Tanto pelos desenhos, quanto pelo formato, com apresentadoras transbordando sensualidade.
Pergunta rápida:
Por que a Xuxa colocou Paquitas?
Sim eu estou evidenciando a excessiva sensualidade, de pessoas que eram garotas jovens, brancas, magras e loiras. Mas por que a roupa de cadete? Lembrando que a Xuxa era de Santa Catarina, conhecido reduto neonazista. Não existe coincidência 🤭😏.
Nota: como está ficando difícil encontrar ideia para escrever, eu vou publicar o que der na telha. Não tem ninguém lendo mesmo...😝

Nenhum comentário:

Postar um comentário