terça-feira, 6 de junho de 2023

Indigência intelectual

Eu comentei no blog do Caturo uma obviedade. Ele publicou a declaração imbecil do ministro da Agricultura e Soberania Alimentar, Francesco Lollobrigida de que a "etnia italiana" deve ser protegida.
Eu não fico espantado com a ignorância do Caturo e seus pares racistas, xenófobos e fascistas. Não espere dessa gente da direita ter qualquer coerência ou conhecimento de história, antropologia e sociologia.
O que eu vou apontar é como essa gente demonstra carência de cérebro.
Essa postagem feita no Twitter foi citada como comentário. Isso foi uma tentativa de refutação. Infelizmente, as redes sociais estão sendo (mal) usadas para estipular "verdades" falsificadas. Agora, algo que é visto na rede ou em aplicativos de mensagens são considerados evidências.
Citando:
A origem do bolo de reis remonta ao tempo dos festejos romanos de Saturnália. Estes tinham por hábito eleger o "rei da festa" durante os banquetes comemorativos, o que era feito colocando uma fava seca (símbolo da fecundidade) numa doce torta redonda, que quem achasse se convertia no rei da fava ou rei da festa.
O bolo de reis no seu formato atual surgiu na corte de Luís XIV, em França, para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis.
O bolo de reis popularizado em Portugal no século XIX segue uma receita originária do sul de Loire, um bolo em forma de coroa feito de massa leveda.
(https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bolo-rei)
Esse bolo tem diversas versões: França, Suíça, Maiorca, México, Catalunha, Inglaterra e Itália.
Nós conhecemos aqui como panetone. E é muito parecido com o bolo inglês.
Então a pergunta continua.
Qual etnia? Os italianos são descendentes de diversos povos de diversas origens. Lollobrigida, só a Gina😏🤭.

Nenhum comentário:

Postar um comentário