quarta-feira, 31 de maio de 2023

Fundamento ou assento


Eu vi essa iluminura quando eu estudava a religião Wicca e sempre me perguntei a origem. Manuscritos medievais contém diversas iluminuras, algumas representando clérigos com cabeças de animais (cachorro, asno, coelho, raposa).
Aproveitando que Steven Posch escreveu sobre a diferença do fundamentalismo cristão e bruxo, no qual ele mostra que o fundamento do cristão é a Bíblia (ou quadrinhos do Jack Chick) e o do bruxo é o chamado "osculum infame", que eu escrevi sobre isso em algum lugar.
Essa iluminura vem do manuscrito de Johannes Tinctor, de título Sermo contra sectam Vaudensium, escrito entre 1405 e 1469.
Ele influenciou a Caça às Bruxas e a ideia moderna do que são as bruxas. O manuscrito foi utilizado contra os Valdenses nas cidades de Arras e Artois.
Doze pessoas foram queimadas vivas depois de terem sido acusadas e condenadas por adorar o Diabo.
Foram acusados de fazerem "vauderies", de Pierre Vaudo, que iniciou o que foi chamado de Valdenses. As reuniões foram então chamadas de vauderies e foram representadas como o aquelarre ou os sabás que hoje nós podemos celebrar livremente.
Em 1233 o Papa Gregório IX tinha emitido a bula Vix Rama, uma dentre muitas bulas que deram o fator jurídico para o Santo Ofício que matou milhares de pessoas somente por terem uma crença diferente da oficial. E ainda tem gente que nega ou tenta omitir e esconder esses crimes da Igreja.
De onde os padres tiraram essa concepção de prestar homenagem ao Diabo beijando seu traseiro? Stuart Clark disse algo que o mundo da bruxa é invertido, a celebração da bruxa é uma missa negra e a saudação feita na celebração cristã é o osculum infame.
Ou você pode aceitar minha teoria de que os doutores da Igreja nasceram e foram criados dentro da mesma cultura e crença folclórica, resultado do sincretismo entre o Cristianismo e crenças antigas. Denunciavam uma ideia ou um conceito de algo que efetivamente acontecia em estranhos e misteriosos encontros nas florestas.
Eu não posso falar sobre o mistério, mas o osculum infame é feito exatamente no chacra muladhara, bem na nossa... base. Precisamente onde fica a primeira porta de nosso corpo e onde se inicia a ascensão da kundalini.
A ideia de fundamento que melhor explica o conceito é alicerce, algo fixo, cimentado, duro. Por isso que o fundamentalismo cristão deve ser combatido.
Para o bruxo, o pagão, nossa base está no corpo. Melhor dizendo, no traseiro. E nosso Doce Senhor sabe dançar. O que é melhor, viver feito pedra ou balançar os quadris, na floresta, em um círculo sagrado, debaixo da lua cheia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário