terça-feira, 2 de maio de 2023

Ah, aquele tornozelo

Em uma indicação dada pelo Google Discovery (eu não estou ganhando um centavo com isso) eu vi uma notícia falando de um baixo relevo que inspirou um escritor e de como essa obra influenciou a arte surrealista e Sigmund Freud.

O escritor é Wilhelm Hermann Jensen e o nome da obra é Gradiva.
De acordo com o Wikipédia:

A Gradiva (do latim, "aquela que avança", feminização de Gradivus, um dos epítetos do deus romano Marte, Mars Gradivus, isto é, "Marte que avança") é uma figura mitológica moderna.
É, na verdade, um baixo-relevo neoático romano, da primeira metade século II, feito à maneira das obras gregas do século IV a.C., e representa uma jovem que dança e levanta a barra de seu traje. É parte do relevo das Aglaurides - as filhas de Cécrope, cuja mulher se chamava Aglauros ou Agraulos - e está no Museu Chiaromonti, no Vaticano.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Gradiva_de_Jensen

A obra fala de sonhos (delírio? fetiche?) de um homem depois que ele viu o baixo relevo. Ele criou toda uma história em volta dessa imagem e até deu nome para a sua Musa. Tudo isso a partir do vislumbre do tornozelo da misteriosa dama.

Vejamos qual a base mitológica.

Segundo o Wikipédia:

O nome Cécrope ou Cécrops (em grego clássico: Κέκροψ) significa "face com cauda" e diz-se que este mítico rei grego, nascido da própria Terra, tinha a sua metade superior com forma humana e a sua metade inferior com forma de serpente ou com cauda de peixe.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9crope_I

O baixo relevo é, supostamente, uma imagem de Aglauro, que é o nome tanto da mãe quanto da filha.
Nem Jansen nem Freud se deram o trabalho de falar que são três figuras nesse baixo relevo.
As outras filhas são Herse e Pandroso.

Segundo o Wikipédia:

Segundo Pausânias, as três irmãs Aglauro, Herse e Pândroso receberam, de Atena, um baú, com ordens de não abri-lo. Pândroso obedeceu, mas Aglauro e Herse olharam; lá dentro estava Erictônio, e a visão dele as levou à loucura, pois elas foram até a acrópole e se jogaram de lá.

Segundo Pseudo-Apolodoro, Cécrope I casou-se com Agraulo, filha de Acteu, com quem teve três filhas, Herse, Pândroso e Agraulo, e um filho, Erisictão. Tanto Agraulo quanto Herse tiveram filhos com deuses: Alcipe foi filha de Agraulo com Ares, e Céfalo foi filho de Herse com Hermes; Céfalo foi levado por Eos.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Herse

Nenhum comentário:

Postar um comentário