sábado, 4 de março de 2023

O viking negro

Um dos governantes vikings mais poderosos que a maioria das pessoas nunca ouviu falar (a menos que você tenha lido Assassin's Creed Valhalla) foi Geirmund Heljarskinn. Ele era filho de um rei local de Rogaland, Noruega, chamado Hjor. Geirmund tinha um irmão gêmeo chamado Hamund e, de acordo com as sagas islandesas, sua mãe Ljuvina era da Sibéria e foi trazida para a Noruega por Hjor como sua noiva ou concubina.
Portanto, não é surpreendente que, quando os gêmeos nasceram, eles nasceram com feições mongóis asiáticas com tez escura e sua mãe Ljuvina temia que seu pai Hjor os rejeitasse. Aconteceu que enquanto Hjor estava ausente em um de seus ataques vikings, a serva de Ljuvina também tinha um recém-nascido, que Ljuvina apresentou a Hjor como seu quando ele voltou. Hjor, entretanto, suspeitou que a criança não era dele e era bastante frio e indiferente com a criança.

Ljuvina finalmente reuniu coragem para apresentar os filhos verdadeiros de Hjor, Geirmund e Hamund, a ele. Os temores de Luvina eram infundados porque Hjor não os rejeitou, mas os amou, mais do que o filho impostor da serva. Hjor deu aos gêmeos o apelido de 'Heljarskinn', que se traduz aproximadamente como Hell-Skin, presumivelmente comparou os meninos a Hel, uma divindade nórdica da morte, descrita pelo estudioso islandês Snorri Sturluson como "metade preto e metade de uma cor de carne mais clara e é facilmente reconhecido ” (The Prose Edda, Gylfaginning, 34).

Pouco se sabe sobre o que aconteceu com Hamund, mas Geirmund passou a governar seu próprio reino. De acordo com The Icelandic Book of Settlements, Geirmund “tornou-se um rei-guerreiro. Ele partiu em expedições vikings para as Ilhas Britânicas e governou um reino em Rogaland" Noruega. (Manuscrito Sturlubók, capítulo 112). Geirmund tinha o hábito de fazer ataques vikings prolongados reunindo centenas de escravos, a maioria deles cristãos da Escócia e Irlanda de acordo ao livro do autor Bervelnn Birglsson, Den Svarte Vikingen (The Black Viking), Books From Norway.

Ele se tornou um dos colonos mais poderosos da Islândia, adquirindo um exército pessoal e várias fazendas e foi descrito como "o mais nobre nascido de todos os colonos originais da Islândia" (manuscrito Sturlubók, capítulo 115). Quando Geirmund Heljarskin morreu, seu amigos e familiares supostamente deram a ele a típica despedida Viking para Valhalla, completa com um enterro de navio digno de um rei.

Fonte: https://historum.com/t/who-were-norse-twin-brothers-geirmund-and-hamund-heljarskinn.193048/
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário