terça-feira, 28 de março de 2023

Dragão de sete cabeças


Este é um selo de Tell Asmar, datado de 2200 AC. Ele retrata um dragão de sete cabeças (besta com corpo de leão e sete cabeças de cobra) com raios de calor do sol irradiando de suas costas, sendo perfurado por dois deuses (heróis).

Como Gary A. Rendsburg aponta, este é um dos selos mais notáveis ​​já encontrados e um dos mais discutidos.

Por que? Porque o tema mítico de um herói (deus) matando o dragão de 7 cabeças continua aparecendo de novo e de novo em diferentes culturas na Eurásia.

Por exemplo, o monstro ugarítico Lotan (que significa "enrolado"), também chamado de "o poderoso com sete cabeças", era uma serpente do deus do mar Yam. Ou o próprio Yam, como também era chamado de "a serpente". Este monstro foi derrotado pelo deus da tempestade Hadad-Baʿal no Ciclo Ugarítico de Baal.

Hadad derrotando Lotan, Yahweh derrotando Leviatã, Marduk derrotando Tiamat, Zeus matando Typhon, Heracles matando Hidra, Perun matando Veles, Thor lutando contra Jörmungandr.

Esta história é uma descrição alegórica do clima local da Mesopotâmia, onde o ano é dividido em duas estações: verão quente e seco (abril/maio-outubro/novembro) e inverno frio e úmido (outubro/novembro-abril/maio).

Portanto, o deus do trovão lutando e matando o dragão é uma representação simbólica da estação das chuvas após a estação seca. E a veneração dos deuses do trovão e todos os sacrifícios e orações dedicados a eles são meios para garantir que essa sucessão de estações realmente aconteça.

Por exemplo, veja Yam-Lotan. Por que o deus do mar era chamado de "a serpente"? Bom, Yam era irmão de Mot, deus ugarítico da morte, que era identificado como o sol.

A temporada de navegação (estação governada por Yam) no antigo Mediterrâneo Oriental começava em abril/maio, no início da parte quente e seca do ano e terminava em setembro/outubro, no final da parte quente e seca do ano.

É por isso que Haddad (deus da parte fria e úmida do ano) está lutando contra Yam (deus da parte quente e seca do ano). Yam, que é auxiliado em seu governo durante o verão por seu irmão, Mot, deus da morte, Sol, que transforma tudo em deserto.

A chave para entender tudo isso foi inexplicavelmente preservada no folclore eslavo, de todos os lugares.

A cobra está diretamente associada ao sol. É um animal solar, porque segue o sol. Está em nosso mundo durante a parte quente e seca do ano, quando o sol também está em nosso mundo.

E é no "submundo" durante a parte fria e úmida do ano, quando o sol também está no "submundo". É por isso que a cobra é erroneamente identificada como um animal "ctônico".

A cobra é o símbolo do calor do sol. E como expliquei no meu post " Dragão que roubou a chuva " o dragão cuspidor de fogo é o símbolo do calor destrutivo do sol do meio e final do verão.

O calor do sol que "rouba" e depois "guarda" a água. E a única forma de liberar a água é matando o dragão. Dragão é a descrição simbólica do calor do verão que causa secas e morte. É por isso que muitas vezes é erroneamente identificado como criatura de água e não de fogo.

Como prova de que os mesopotâmios equiparavam cobra e dragão com o calor do sol, pode ser visto no selo Asmar. O dragão tem cabeças de cobra e os raios do sol (calor) irradiam de suas costas. Raios do sol (calor) geralmente irradiando do deus sol Utu (Shamash).

No selo de Tell Asmar, o dragão está sendo perfurado na cabeça e nas costas por dois "heróis" (deuses???). Gary A. Rendsburg aponta em seu artigo "UT 68 e o selo de Tell Asmar" que na descrição ugarítica da luta de Haddad contra Yam, Haddad derrota Yam usando "dois tacos".

Com um ele acerta Yam nas costas, mas Yam não cai. Então, com a outra clava, ele atinge Yam na cabeça e isso finalmente mata Yam... Então, basicamente, esta é a descrição textual da cena visualmente representada no selo de Tell Asmar.

As duas divindades (heróis?) que atacam o dragão são na verdade uma divindade, o deus da tempestade. Seus "ataques" nas costas e na cabeça do dragão simbolizam o fim da estação das chuvas e o início da estação das chuvas. Basicamente o início e o fim do verão, a época dos dragões.

Agora, aqui está a parte interessante (finalmente 🙂): ninguém tem ideia do por que 7 cabeças. Há muito tempo suspeito que isso tenha algo a ver com a duração da estação quente e seca da Mesopotâmia, a estação da cobra e dragão.

E hoje me deparei com "O debate entre o inverno e o verão" ou Mito de Emesh e Enten, um mito sumério da criação, escrito em tabuletas de argila em meados do terceiro milênio AC.

E nele, depois que o inverno acusa o verão de levar todo o crédito pelo trabalho árduo do inverno, o verão diz: "No meu período de trabalho, que é de sete meses do ano".

É por isso que o dragão no selo de Tell Asmar tem 7 cabeças. E por que seu equivalente ugarítico também tem 7 cabeças. Estas 7 cabeças representam 7 meses do verão levantino e mesopotâmico: abril/maio/junho/julho/agosto/setembro/outubro/novembro.

Que esta interpretação está correta é realmente enfatizado no selo. O dragão tem 4 cabeças apontando para baixo (mortas) e 3 cabeças apontando para cima (vivas)... Isso representa o ponto no tempo... O ponto no final de os 4 meses de verão Abril/Maio/Junho/Julho/Agosto.

Como nós sabemos disso? Porque esta é a hora em que Sirius nasce com o sol. E adivinhe: Há uma estrela retratada no céu acima da cena. Estrela que só pode ser Sirius.

Sirius, cuja ascensão helíaca marca a parte mais quente do ano no hemisfério norte. A parte do ano também marcada com um Leão. A propósito, o corpo dos dragões sumérios e acadianos, e o dragão no selo de Tell Asmar, geralmente é o corpo de um leão.

Oh sim. Esqueci-me quase completamente de explicar por que este exato momento no ano solar (meados de Leão) foi retratado neste selo 🙂 O deus da Tempestade simbolicamente "morto pela metade" (ou 4/7 mortos, para ser mais preciso 🙂, bem, talvez na verdade apenas metade morto quando a 4ª cabeça está em processo de morte 🙂) o dragão do verão e seu poder está diminuindo. Este é o momento exato em que o aquecimento do hemisfério norte para e o resfriamento do hemisfério norte começa.

Fonte (editado e citado parcialmente): https://oldeuropeanculture.blogspot.com/2020/07/seven-headed-dragon.html
Traduzido com Google Tradutor.

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