O Grupo de Puebla, formado por 39 líderes de esquerda, afirmou que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016 foi um "golpe". Segundo o Grupo de Puebla, o impeachment de Dilma foi o "início de uma escalada fascista" no Brasil. Disse que o episódio não deve ser "normalizado ou esquecido".
Em 2016, Dilma foi inocentada pelo Ministério Público Federal (MPF) e por uma perícia feita por técnicos do Senado.
O fórum político disse que o mundo "está alarmado" com o "violento ataque fascista contra a democracia e as instituições brasileiras".
Leia a íntegra da nota:
Defender a democracia exige não esquecer os ataques recebidos.
O afastamento da presidente Dilma Rousseff em 2016 foi um golpe, um ataque à democracia brasileira, e isso não pode ser normalizado ou esquecido. Hoje, quando o mundo está alarmado com o violento ataque fascista contra a democracia e as instituições brasileiras, não se pode esquecer que o golpe contra a presidente Dilma Rousseff, vestido com uma suposta legalidade, foi o início de uma escalada fascista contra a democracia e as instituições democráticas brasileiras. Um acontecimento político de enorme magnitude e consequências, que renasce nos atos de violência e destruição que o mundo presenciou há algumas semanas em Brasília.
O Grupo de Puebla denuncia mais uma vez que o afastamento da presidenta Dilma Rousseff foi um golpe de Estado, o que não pode ser endossado sob nenhum argumento democrático. Exalta também que uma centena de advogados tenham chamado a atenção da sociedade brasileira para não esquecer esses fatos e não relativizá-los. A aceitação dessa aberração democrática lançou as bases para o surgimento de discursos fascistas que, com ações violentas e desestabilizadoras, negam a democracia e as instituições que a sustentam.
O Grupo de Puebla também reitera sua permanente solidariedade com a presidenta Dilma Rousseff e agradece a permanente disposição da presidenta em contribuir com as lutas democráticas de nosso continente e de seu próprio povo.
Fonte (citado parcialmente): https://www.brasil247.com/poder/grupo-de-puebla-reafirma-afastamento-de-dilma-em-2016-foi-golpe?amp
Nenhum comentário:
Postar um comentário