Este conjunto antigo e completamente inesperado encantou os arqueólogos locais e foi apresentado na semana passada ao público. Acredita-se que ele tenha sido feito por volta do século I ou II d.C .
Ele foi encontrado pela equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap, na sigla em francês). “Ao ver sair um cenário tão magnífico, pensamos que era uma piada, não podíamos acreditar no que víamos”, lembra Marie-Laure Thierry, gerente científica da operação de escavação do Inrap.
“É um daqueles momentos em que também escolhemos esta profissão”, afirmou.
O monumento
O monumento retangular, com 65 centímetros de comprimento, apresenta Tritão, o Deus do Mar da mitologia grega.
Nele, é possível ver esculpido perfeitamente um homem musculoso, barbudo e peludo, visto de frente, braços estendidos com o sexo em evidência.
A parte inferior do corpo é formada por dois poderosos tentáculos que terminam em barbatanas.
Outras preciosidades
Além disso, foram achados dois pedaços de um elemento escultural cônico entalhado com escamas finamente esculpidas.
Os pesquisadores explicaram que a composição do monstro do mar era usada frequentemente em mausoléus no século I d.C. para simbolizar a viagem de pessoas abençoadas para a vida pós-morte.
“A operação seria uma busca muito rotineira, mas no final do dia tivemos uma grande surpresa. É bom pensar que as descobertas de grande importância ainda não foram todas feitas”, concluiu a arqueóloga.
Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2023/01/16/desenterrado-franca-monumento-deus-do-mar-mitologia-grega-fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário