terça-feira, 6 de dezembro de 2022

A magia de Zaratustra

Um dos símbolos mais duradouros da origem da consciência além dos limites do nosso planeta atual é o símbolo persa Faravahar – um disco alado montado pela figura de um ser humano. Na tradição Mazdeísta, este é um símbolo do fravashi, consciência individual, mas muitos também o vêem como uma indicação da instilação de consciência na humanidade por seres superiores. Isso também é assim. O objetivo do presente artigo é mergulhar nas doutrinas pouco conhecidas da religião mágica de Zarathustra e seus desdobramentos no Ocidente hoje.

Zaratustra, que provavelmente viveu por volta de 1.700 AC, é o pai (do Mazdeísmo), ou seja, um conjunto de ideias e práticas que podem ser adotadas por qualquer pessoa de qualquer tribo ou nação. Isso porque ele teve o lampejo de percepção de que os deuses e deusas do culto tradicional do qual ele próprio era um sacerdote iniciado eram apenas extensões ou emanações de Um Deus: A Consciência. 

Este deus ele chamou de Ahura Mazda, ou Senhor – Sabedoria. Esta entidade é una, mas é de aspecto duplo, masculino e feminino, Ahura (Senhor) é masculino [POSITIVO], Mazda (Sabedoria) é feminino [NEGATIVO]. 

Na mente de Zaratustra, esse insight ( daena ) também indicava que todos os humanos eram originalmente expoentes desse deus e que, se as pessoas pudessem vir a ver a Verdade que o Profeta estava explicando, cada indivíduo poderia retornar ou reverter à verdadeira religião que era seu direito de nascimento como ser humano.

A palavra daena significa tanto ‘insight’ quanto ‘religião’. (Em persa moderno é din [deen].) Em vez de ver ‘religião’ como um conjunto estrito de regras e regulamentos [dogmas], é um modo de ação mais elevado lutar pelo insight [intuição, orientação interna], ou verdadeira transformação interior – bons pensamentos, palavras e ações. seguem do próprio ser, e não como resultado de tentar seguir regras ou leis de dogmas religiosos. 

A religião mágica fundada por Zaratustra passou a ser chamada de Beh Din, ‘a Boa Religião’. A princípio, era uma religião universal aberta a todos os povos, mas à medida que outras religiões se desenvolveram e as condições dos zoroastrianos sobreviventes pioraram, evoluiu para uma fé étnica e as conversões foram desencorajadas. 

Zaratustra era amplamente considerado o inventor da ‘magia’ pelos antigos gregos e romanos. A palavra ‘magia’ é de fato derivada de uma palavra iraniana para ‘sacerdote’ e, portanto, refere-se ao seu ofício e ciência. Os magos/sacerdotes, como os três que supostamente visitavam e honraram o jovem Jesus, eram sacerdotes zoroastrianos. A religião que Zaratustra fundou pode ser chamada de religião mágica porque uma parte muito importante dela é a tecnologia do ritual por meio da qual mudanças podem ser feitas no ambiente e na essência do indivíduo. 

A tribo a que pertencia Zaratustra era uma tribo iraniana oriental e vivia na região do atual [quase extinto] mar de Aral. Os povos iranianos se espalharam das fronteiras da China para o coração da Europa nos tempos antigos. Os persas formaram o primeiro império multinacional do mundo sob Ciro, o Grande. 

Os citas e os sármatas eram nômades a cavalo que se espalharam pelas estepes da Ásia Central até a Europa Oriental, onde interagiram produtivamente com os primeiros celtas e povos germânicos.

Ahura Mazda originalmente criou um cosmos perfeito, que imediatamente foi atacado pelas forças das sombras negativas lideradas por Angra Mainyu (‘Espírito Destrutivo’) e suas legiões de daevas. Para combater esse ataque, Ahura Mazda criou a humanidade para entrar no mundo para combater o bom combate contra as forças da negatividade. Os fravashis, bons espíritos que originalmente guardavam as muralhas da fortaleza celestial de Ahura Mazda, foram inspirados a escolher encarnar em corpos físicos humanos para lutar contra os daevas no mundo. 

Os daevas zoroastrianos têm pouco em comum com os demônios ocidentais, pois os daevas são desprovidos de quaisquer qualidades positivas ou dimensões heróicas de rebelião contra uma ordem opressora. Ahura Mazda é o amigo da humanidade e o promotor do (re)desenvolvimento da humanidade em direção a um nível de ser divino. Além disso, Ahura Mazda criou toda uma gama de yazatas , ‘aqueles dignos de adoração’, os principais entre eles são os Amesha Spentas: ‘Os Imortais Generosos’. Ahura Mazda é onisciente e onipresente, mas temporariamente não é onipotente. Mas a divindade criou os elementos necessários para superar essa situação temporária. A Vontade dos seres humanos individuais é, no entanto, necessária [em serviço] para que este seja um empreendimento de sucesso.

Ahura Mazda criou a humanidade combinando uma essência viva do mundo terrestre com os espíritos dos fravashis do mundo celestial. Esses espíritos lutam pela consciência contra os males da doença, fraqueza, ignorância e estupidez. A humanidade em evolução forma um exército necessário de guerreiros valentes contra os daevas, ou padrões de negatividade e destruição. É o trabalho de todos os indivíduos despertar para suas verdadeiras naturezas, desenvolver essas naturezas e trabalhar contra todas as forças da negatividade no mundo. 

A primeira parte deste processo requer o uso de magia. Porque acredita-se que todos os humanos agora encarnados se ofereceram originalmente para entrar neste mundo, e porque estão sob ataque implacável dos daevas. Ahura Mazda garante que no final todos os seres humanos individuais alcançarão um estado de salvação – imortalidade perfeita, tanto espiritual quanto física. Não há condenação eterna porque não há pecado original. Há uma recompensa eterna eventual porque houve heroísmo original em que cada fravashi individual se ofereceu para entrar na briga expondo-se ao sofrimento e numerosos desafios ocupando corpos no mundo material.

Os indivíduos esquecem a Verdade de suas existências e suas heranças, mas através dos ensinamentos de magia Mazdan eles podem aprender a lembrar. A mentira é que a humanidade é mortal, pecadora e corrupta. Ahura Mazda não pode logicamente punir eternamente seus soldados só porque eles sofreram ferimentos graves em batalha. Os fravashis da humanidade que se distinguiram na vida e na batalha são realmente adorados como divindades no panteão dos Mazdan Yazatas ( deuses ou anjos). 

Muito se fala das idéias zoroastrianas dessa grande batalha entre os anjos e os demônios ( yazatas e daevas ). É importante perceber que essas entidades não são querubins e diabinhos humanóides, mas são melhor entendidos como padrões ou paradigmas de ação e ser, como sistemas biológicos, teorias operacionais, sinais comunicativos, etc.

A maioria é positiva e move a Criação em direção à perfeição, mas alguns são negativos e frustram esse progresso e causam depressão, caos, ignorância, inércia, doença, fadiga e assim por diante. Quando a vontade do indivíduo é inspirada pela Verdade, esse indivíduo também atrai vários daevas.empenhados em interferir na transmissão da Verdade para a consciência daquele indivíduo. É por isso que tantos começos nobres terminam em derrota para os de fraca determinação. A consciência e o uso de certos mantras e outras práticas protegem o indivíduo que entra na batalha pela Verdade.

Durante sua própria vida, Zaratustra instituiu uma Grande Sociedade ( Maz Maga ) que realizou as recitações literais de suas composições na língua avéstica e a mecânica ritual, todas juntas formaram a escopo mágico-religioso original. As recitações orais formavam os chamados mantras, semelhantes aos mantras sânscritos da antiga Índia [Arya Vata], e as mecânicas rituais eram versões simplificadas e intensificadas daquelas que ele havia herdado de sua tribo. 

As versões mais antigas dos rituais pré-zoroastristas eram virtualmente idênticas aos ritos védicos da antiga Índia, aos quais estavam intimamente relacionados. As novas formas foram combinadas com seus componentes essenciais e aperfeiçoadas pela Grande Irmandade. Esta Grande Irmandade continua a existir. Seu símbolo esotérico é o da abelha. 

Ao longo dos séculos, essa comunhão secreta atuou como uma embaixada para os outros povos do mundo em vários momentos e, por meio dessa agência, afetou grandemente as religiões do mundo que se desenvolveram após o início do zoroastrismo.

A modificação do ritual de Zaratustra foi feita sob a mais estrita precisão científica para revelar as leis do que os antigos chamavam de “magia”.

Portanto, a essência da magia pode ser vista como a elevação da consciência ao nível da centelha divina inata e interna, conhecida como fravashie, além disso, “aprender a obter” sabedoria, discernimento e conhecimento dessa fonte inata e interna. Esta é a sabedoria inata de que falam os zoroastrianos. É equilibrado pela sabedoria adquirida, ou experiência. Em última análise, o Caminho Mazdan é um equilíbrio do lógico e racional com o misterioso e celestial. 

Um dos outros aspectos extremamente importantes do método Mazdan, que já foi mencionado, é sua doutrina de ética resumida na fórmula: Bons Pensamentos – Boas Palavras – Boas Ações. O conceito ‘bom’ indica: eficaz, poderoso e voltado para os objetivos de sabedoria, força e bem-estar.

É geralmente aceito que todas as pessoas que praticam as doutrinas desses três componentes éticos são de fato Mazdanos, não importa como eles se chamem – zoroastristas, judeus, cristãos, muçulmanos, pagãos, ateus ou qualquer outra coisa. A ideia de que um bom povo está condenado por toda a eternidade porque não disse certas palavras, ou não se submeteu a este ou aquele ritual, é ilógica e irracional. 

Um dos principais objetivos do sistema Mazdan é garantir a felicidade do indivíduo. Essa felicidade é conhecida pela palavra avestan ushta. Zaratustra ensinava que a vida foi feita para ser desfrutada, e que ser feliz e gozar a vida ajuda todas as sete partes da Boa Criação: os semelhantes, o fogo, as plantas, os animais, as águas, a terra, o céu. Essas atividades alegres, acima de todas as outras coisas, ajudam o bem e, ao mesmo tempo, causam o maior dano às forças negativas ao nosso redor. Cada pensamento alegre, cada palavra amável e todos os atos positivos cortam profundamente os cadáveres dos daevas .

O caminho de Mazdan é um modo de ação, não apenas contemplação e atividade intelectual. Isso se reflete em sua estrutura ética, que está em seu núcleo. Além disso, o caminho requer ação ritual.

Os rituais Mazdan combinam mantras (fórmulas verbais) com ações simbólicas de acordo com a teoria Mazdan. Muitos dos mantras sagrados estão na língua avéstica e foram compostos pelo próprio Zaratustra ou outros videntes posteriores e sacerdotes ou magavans.

Acredita-se que esses mantras têm poder inato e que, ao recitá-los de memória, as forças neles encerradas são liberadas. A chave para a magia Mazdan está ligada aos mistérios do antigo calendário astrológico que atribuía um yazata (deus ou anjo) a cada um dos trezentos e sessenta graus do círculo que circunda o planeta.

Fonte (com edição): https://thoth3126.com.br/mensagem-de-myrah-de-sirius-b-e-thor-han-das-pleiades/
Nota: a pessoa que mantém esse blog tem artigos interessantes, pena que a maioria das postagens são delírios repletos de teorias de conspiração.

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