segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Os guardiões de Serra Nevada

Enquanto eu procurava por vídeos instrutivos no YouTube (sim, essa plataforma não tem só besteira), eu encontrei um que falou do povo Kogui. Tirando a viajada na maionese, eu consegui extrair dados, com os quais, eu fui em busca de informações mais confiáveis.
Esse é o resultado:

A Serra Nevada e  Santa Marta é uma pirâmide montanhosa de 17.000 quilômetros quadrados nos departamentos de Cesar, La Guajira e Magdalena no norte da Colômbia, em seus 18 municípios há 34.711 Arhuacos, 18.202 Wiwas, 16.986 Kankuamos e 15.000 Koguis, que, com base em sua visão de mundo, protegem este bioma.

A sobrevivência desses povos continua ameaçada porque os indígenas denunciam que, desde 2018, novos grupos narcoparamilitares ocuparam inúmeras áreas onde diferentes empresas realizam projetos de mineração, exploração de petróleo e infraestrutura em grande escala.

(https://eln-voces.net/los-cuatro-pueblos-que-defienden-la-sierra-nevada/)

Dividido em sete eixos temáticos: Nosso território, Antes de ver a luz, A Linha Negra, A ordem territorial, Novos locais sagrados, As linhagens e cerimônias, A ordem da vida e Nossa visão, a exposição ilustra através de 42 fotografias a mensagem urgente que os sacerdotes e governadores indígenas da Sierra Nevada desejam comunicar a todos os habitantes do mundo, sobre o cuidado urgente deste planeta que compartilhamos. Fala dos pensamentos e visões sobre o território, a natureza, o homem, o mundo e a criação, que regem a vida dessas comunidades, o que chamam de Lei de Origem.

“Para nós, a Sierra Nevada é a origem, o início e o centro do mundo.”

“Os lugares onde a grande Mãe nos deixou a Lei de Origem estão ligados pela Linha Negra, a conexão sagrada, material e espiritual. Tudo em nosso território está relacionado: o que está acima e o que está abaixo, o espiritual e o material, a neve e o mar.”

"Em cada um desses lugares tradicionais os mamos se concentram, descem ao mundo inferior em pensamento e trazem idéias, a força para governar de acordo com a Lei de Origem."

(https://www.banrepcultural.org/noticias/una-exposicion-revisa-la-cosmovision-de-los-indigenas-de-la-sierra-nevada)

Segundo a cosmologia das comunidades indígenas da Serra Nevada de Santa Marta, a Mãe Terra (Seynekan) é sustentada por quatro personagens míticos (Alduawiku, Siyukukui, Mulkuexe e Sezhañkua), que têm a missão de manter o planeta em seu lugar, apoiar a terra sobre seus ombros com quatro barras de ouro.

Em entrevista a Luis Mestre, Jeremías Torres, Francisco Gil e Jaider Arias, (2017) professores tradicionais das comunidades indígenas da Serra Nevada de Santa Marta afirmam que: O universo tem a forma de duas pirâmides (ver Figura 2) apoiado na mesma base e tem nove níveis. O quinto ou nível médio é habitado por humanos (Mãe Terra). Os quatro superiores estão relacionados à luz e representam os corpos astrais: o primeiro é o sol (Jui), o segundo é a lua (Tima), o terceiro são as estrelas (Estrella) e o quarto é o firmamento (Kunava). Os quatro inferiores são os demônios dos mortos e das trevas; a primeira é as pessoas más (Seikatuntun), a segunda é a preguiça (Kurúne), a terceira é a peste (Nakuaya), a quarta é a morte (Pusoya).

Em entrevista a Luis Mestre, Jeremías Torres, Francisco Gil e Jaider Arias, (2017) professores tradicionais das comunidades indígenas da Serra Nevada de Santa Marta afirmam que: O universo tem a forma de duas pirâmides (ver Figura 2) apoiado na mesma base e tem nove níveis. O quinto ou nível médio é habitado por humanos (Mãe Terra). Os quatro superiores estão relacionados à luz e representam os corpos astrais: o primeiro é o sol (Jui), o segundo é a lua (Tima), o terceiro são as estrelas (Estrella) e o quarto é o firmamento (Kunava). Os quatro inferiores são os demônios dos mortos e das trevas; a primeira é as pessoas más (Seikatuntun), a segunda é a preguiça (Kurúne), a terceira é a peste (Nakuaya), a quarta é a morte (Pusoya).

As comunidades indígenas da Serra Nevada de Santa Marta têm uma visão de universo diferente da ocidental a partir de sua cosmovisão e Lei de Origem, evidenciada em seu pensamento coletivo, no espírito de preservação e respeito à Mãe Terra, conforme o Mamᵾs é o eixo fundamental na conservação do equilíbrio com o universo, pois se os povos indígenas não o cumprirem, levam à destruição da humanidade.

(https://www.redalyc.org/journal/2740/274063987004/html/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário