terça-feira, 23 de agosto de 2022

Os Quakers

Quaker (também denominado "quacre" em português) são vários grupos religiosos, com origem comum num movimento protestante britânico do século XVII. A denominação quaker é chamada de quakerismo, Sociedade Religiosa dos Amigos (em inglês: Religious Society of Friends), ou simplesmente Sociedade dos Amigos ou Amigos. Eles são conhecidos pela defesa do pacifismo e da simplicidade, rejeitando qualquer organização clerical, para viver no recolhimento, na pureza moral e na prática activa do pacifismo, da solidariedade e da filantropia.

Criado em 1652, pelo inglês George Fox, o Movimento Quaker pretendeu ser a restauração da fé cristã original, após séculos de apostasia. Inicialmente, eles se chamavam de "Santos", "Filhos da Luz" e "Amigos da Verdade" – donde surge, no século XVIII, o nome "Sociedade dos Amigos". A Sociedade dos Amigos reagiu contra o que considerava abusos da Igreja Anglicana, colocando-se como "sob a inspiração directa do Espírito Santo". Os membros desta sociedade, ridicularizados no século XVII com o nome de quakers (inglês para "tremedores"), que a maioria adota até hoje.

Perseguidos na Inglaterra por Carlos II, os quakers emigraram em massa para os Estados Unidos, onde, em 1681, criaram, sob a égide de William Penn, a colónia da Pensilvânia.

Os quakers, apesar de rejeitarem um credo formal, creem emː

Sentir Deus – todo indivíduo é capaz de sentir Deus directamente, sem intermediário algum. Todos têm uma Luz Interior: o Espírito Santo, que guia o indivíduo quando este se converte e aceita essa voz;
Bíblia – tradicionalmente os quakers aceitaram Cristo como a Palavra (Logos) Divina e a Bíblia seria o testemunho dessa Palavra. Alguns quakers têm-na como única influência;
Testemunho de simplicidade – os quakers adoptam modos de vidas simples: sem valorizar roupas caras, distinção de classe social, títulos honoríficos ou gastos desnecessários;
Igualdade – existe um forte senso de igualitarismo, evitando discriminação baseada em classe e influência social. As mulheres tiveram direitos iguais e participação dos cultos quakers desde o século XVIII;
Honestidade – recusam jurar, conduzir negócios obscuros, actividades antiéticas;
Ação Social – organizações como o Greenpeace e a Amnistia Internacional foram fundadas pelos quakers e são influenciadas pela ideologia da Sociedade dos Amigos;
Pacifismo – os quakers se recusam a usar armas e violência, mesmo em defesa alheia.

[https://pt.wikipedia.org/wiki/Quaker]

Ao contrário de outros grupos que surgiram dentro do cristianismo, a Sociedade Religiosa dos Amigos tendeu a uma estrutura hierárquica pequena e sem credos.

Os vários ramos têm crenças e práticas amplamente divergentes, mas o conceito central para muitos Amigos pode ser a " Luz Interior" ou "a de Deus dentro" de cada um de nós. Assim, os Quakers individuais podem desenvolver crenças religiosas individuais que surgem da consciência individual e da revelação vinda de "Deus interior"; além disso, os quacres são obrigados a viver de acordo com essas crenças religiosas individuais e revelações internas.

Muitos quakes sentem que sua fé não se encaixa nas categorias cristãs tradicionais de católicos, ortodoxos ou protestantes, mas é uma expressão de outra maneira de experimentar Deus.

Embora os Quakers ao longo da maior parte de sua história e na maior parte do mundo hoje considerem o Quakerismo um movimento cristão, alguns Amigos (principalmente nos seletos Encontros nos Estados Unidos e no Reino Unido) agora se consideram universalistas, agnósticos, ateus, pagãos , ou não teísta, ou não aceita qualquer rótulo religioso. Este fenômeno tornou-se cada vez mais evidente durante a segunda metade do século 20 e os primeiros anos do século 21, e ainda é controverso entre os "Amigos".

Testemunhos Quaker são as declarações tradicionais da crença Quaker. Testemunhos não são documentos estáticos formais, mas sim uma coleção ou visão compartilhada de como os Quakers se relacionam com Deus e o mundo. Testemunhos não podem ser facilmente tomados um de cada vez, pois estão inter-relacionados. Como um sistema filosófico, eles podem ser vistos como coerentes mesmo fora da teologia cristã. Os amigos nem sempre foram consistentes com seus valores declarados, mas essas declarações de crença forneceram uma forte orientação aos amigos durante grande parte de sua história.

Embora a lista de testemunhos, como todos os aspectos da teologia dos "Amigos", esteja evoluindo, os seguintes são comuns.

O testemunho da paz
O testemunho da igualdade
O testemunho de integridade
O testemunho da simplicidade
Alguns Amigos também incluem outros testemunhos, como Unidade, Comunidade, Compaixão e Mordomia. Também é usado o acrônimo SPICE, que significa Simplicidade, Paz, Integridade, Comunidade e Igualdade.

[https://www.cs.mcgill.ca/~rwest/wikispeedia/wpcd/wp/r/Religious_Society_of_Friends.htm] - traduzido com Google Tradutor.

Nota: na época em que o Patheos era vibrante e diversificado,  tinha uma mulher que se identificava como quaker pagã, algo tão contraditório quanto um homem que se identificava como "ateopagão". Oh, bem, nós somos humanos, nós temos esse hábito de fazer ginástica mental para que nossas preferências pessoais sejam satisfeitas, muitas vezes esquecendo dos fatos e que certas contradições são irreconciliáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário