domingo, 12 de junho de 2022

Imagem e ilusão

Diz o ditado, "tudo é feito com fumaça e espelhos". Embora imagem e ilusão sejam diferentes, em um sentido filosófico são semelhantes, uma vez que são atributos de como enxergamos as coisas.
Steven Posch nos contou sobre a busca de Robert Graves pela Deusa, uma busca idealizada e ideia tem forte relação com imagem, o que o levou a citar a famosa cidade de Éfeso, a Deusa patrona (Ártemis/Diana) daquela cidade e nos apontou para a estátua dela, na qual se vê enorme quantidade de seios.
Steven retoma tal imagem para falar do "mamilo extra" que as bruxas (e bruxos) possuem para "alimentar" seus espíritos familiares e levanta uma polêmica. Para os acadêmicos, aquelas formas que se espalham por todo o peitoral de Ártemis não são seios, mas testículos. Por que não frutos, sementes (nozes) ou ovos?
Ora, falamos de arte sacra. Mesmo em uma cultura cristã não é difícil ver que esta arte é um portfólio de inúmeros símbolos. Somente quem fez a estátua poderia nos explicar sua intenção. Alijados que estamos de nossa ligação com nossas origens pelo domínio e imposição do Cristianismo, perdemos a referência. A forma como nossos ancestrais viam os Deuses não é (nem precisa ser) a mesma que a nossa.
Entretanto, nossa base são os mitos antigos e a natureza. Basicamente, nós estamos reconstruindo nossos vínculos. Por isso que nós falamos em Paganismo Moderno. Então é complicado olhar com esse óculos do provincianismo cronológico para uma arte sacra que tem a intenção de representar Ártemis.
No mito, Ártemis e Diana, sua contraparte romana, são Deusas conectadas à natureza e à caça. Ambas são descritas como donzelas, puras e intocadas. Deixar o seio à mostra não combina com a castidade delas.
A figura de Éfeso tem uma coroa, uma representação das muralhas da cidade. Abaixo, como que envolvendo as pernas, uma colunata com vários animais, identificando-a como Potnia Theron (Senhora dos Animais), símbolo atribuído a diversas Deusas.
Então, combinando os símbolos, se e apenas se, o colar/colete que Ártemis porta for composto por testículos, isso a faz ser semelhante a Cibele.
Então nós temos duas hipóteses: a) os Efésios assimilaram/sincretizaram os símbolos de Cibele para representar Ártemis como patrona da cidade; b) os registros feitos sobre a imagem/ a Deusa de Éfeso foram feitos de forma errada.
Consultando o Oráculo Virtual (Google), há uma grande possibilidade que o culto de Ártemis em Éfeso tenha se originado do culto à Deusa de Ayasolak, da região da Anatólia.
Seu templo, embora posteriormente reconstruído ou restaurado, uma turba cristã, inspirada pelo decreto do imperador romano Teodósio I (r. 379-395 EC) contra as práticas pagãs em 393 EC, destruiu definitivamente o templo em 401 EC.
Vamos considerar as possibilidades. O peitoral da Deusa de Éfeso pode ser composto de vários seios ou testículos. O significado da fecundidade e da fertilidade permanecem, tenha ali leite ou sêmen.
Mesmo se levarmos em conta que os sacerdotes de Cibele cortavam seus testículos para ofertarem à Deusa. O sêmen mantém suas propriedades por algum tempo, podendo ser usado para uma fertilização artificial. Mesmo Cibele perderia seu sentido como Deusa e reflexo da Grande Deusa, se o seu culto fosse baseado na esterilidade. Isso apenas existe e é imposto pelo Cristianismo.
Eu, como pagão, certamente tenho um método bem melhor (e mais prazeroso) de oferecer sêmen para a Deusa - inserindo diretamente no ventre dela.
Assim seja, assim é, assim será.

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