segunda-feira, 23 de maio de 2022

Pilum Murialis

Apesar do título do anime ser (traduzido) A Noiva do Mago Antigo e do mago antigo ser Elias Ainsworth, a narrativa é nitidamente focada em Chise Hatori, como vimos anteriormente. Mas sem o deuterogonista, a aventura de Hatori san não teria o mesmo desenvolvimento.
No ocidente, a cena em que Chise é comprada aos 16 anos por Elias para ser sua aprendiz e futuramente sua noiva pode suscitar várias indagações como tráfego humano e o complicado relacionamento que pode existir entre ambos, sendo criaturas de mundos diferentes e com uma enorme diferença de idade.
No anime não é explicado quem ou o que é Elias. A cena em que Lindel conta a Chise como conheceu Elias (o que inclui algumas cenas explicando a origem de Elias) dá a entender que Elias despertou no meio da floresta na forma como é visto no anime, lutando contra os lobos. Mas quem assistiu o anime e conhece algo de lendas, rapidamente o identificou como um wendigo, uma criatura sobrenatural do folclore indígena norte-americano (algonquiano). Considerando as memórias apresentadas na narrativa de Lindel, Elias é um wendigo, um humano que renasceu como uma criatura sobrenatural, depois de morrer em circunstâncias trágicas e violentas.
Como o destino de Elias foi alterado depois de encontrar Lindel e como este também é um deuterogonista presente e influente na aventura de Chise, eu falarei dele, mais adiante.
No momento, o interessante é que Elias, com a providencial ajuda de Lindel, deixa de ser uma criatura sobrenatural que habita as florestas para se tornar um mago. Ele compra a Chise para ser sua aprendiz/noiva, mas frequentemente tem que lidar com sua natureza e seu relacionamento com os humanos. Ele não sabe lidar com os humanos, ainda que tenha sido um antes de renascer, então a compreensão dessa humanidade é ensinada, comicamente, por Chise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário