terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Réquiem ao Patheos

Ao longo de dias, meses e anos que este pequeno espaço tem exposto meus textos, análises, contos e denúncias, eu devo ter comentado, analisado e criticado diversos autores e colunas do Patheos.
Patheos afirma ser "o principal destino online para se engajar no diálogo global sobre religião e espiritualidade e para explorar e experimentar as crenças do mundo. O Patheos é o site de eleição de milhões de pessoas que procuram informações credíveis e equilibradas sobre religião. O Patheos reúne comunidades religiosas, acadêmicos e o público em geral em um único ambiente e é o lugar onde muitas pessoas buscam regularmente insights, inspiração e discussões estimulantes."

Em 2017, diversos escritores e colunas da seção Pagan saíram.
De acordo com um de seus exilados, "Há alguns meses, a Patheos foi comprada pela Beliefnet , que pertence a uma organização evangélica. Havia preocupações entre muitos dos escritores pagãos sobre o que isso significaria para eles. Pelo menos um blogueiro pagão, Gus DiZerega, disse que foi censurado pela Beliefnet quando escreveu para eles."

O mesmo segue dizendo: "os escritores da Patheos de repente receberam novos contratos em suas caixas de correio. Esta não foi uma renovação de contrato; foi a Patheos que alterou unilateralmente os termos dos contratos existentes. O contrato venceria em 1º de fevereiro, menos de 48 horas depois, dando aos redatores pouco tempo para considerar o contrato ou consultar um advogado." Mas não foi apenas uma questão de alterações no contrato.

Conforme se pode ver mais adiante, Patheos "é uma das três empresas de propriedade da BN Media, LLC. Uma das outras empresas é a Affinity4, que está associada a várias organizações de direita , incluindo a NRA [Associação nacional de Rifles, uma organização americana que tem por objetivo proteger e propagar a cultura da posse/porte de arma], a Billy Graham Evangelistic Association [organização cristã que empenha cruzadas moralistas], Focus on the Family [organização cristã doutrinária], Concerned Women for America [grupo cristão conservador], a American Family Association [organização cristã fundamentalista] e o American Center of Law and Justice [organização cristã conservadora]."

Resumindo, textos ou estudos que falassem de assuntos tão amplamente discutidos aqui mesmo seriam censurados. Eu não estranho esse tipo de comportamento, afinal, o Gospel Prime me bloqueou no Disqus [ferramenta online de comentários] exatamente porque eu questionava e contestava suas matérias.

Portanto eu rapidamente conclui por qual motivo muitos escritores e colunas da seção Non Religious estão anunciando sua saída do Patheos. De acordo com o Religion News Service, "os blogueiros foram avisados ​​de que poderiam ficar no Patheos desde que parassem de escrever posts negativos ou críticos sobre religião ou política e, em vez disso, se concentrassem em como viver uma vida boa dentro de sua própria visão de mundo."

Conhecendo o Cristianismo e seus grupos fundamentalistas [mais barulhentos e mais coordenados], eu pressinto que é questão de quando o Patheos se tornará apenas mais um canal como o Gospel Prime. Triste, mas verdadeiro. Não é mera coincidência o reaparecimento do Fascismo e o surgimento do Neonazismo, frequentemente associados à grupos conservadores e grupos cristãos fundamentalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário