domingo, 12 de dezembro de 2021

Shimotsuki Matsuri


Em um vale oculto no extremo sul de Nagano, há um festival em dezembro chamado Shimotsuki, de mais de mil anos, que dizem ter inspirado “A Viagem de Chihiro”.
O Festival Shimotsuki é realizado todo mês de dezembro nas remotas montanhas da província de Nagano, no Japão. Mas, assim como os locais, o festival também atrai visitantes de outros lugares, todos buscando a magia e a fantasia do mundo dos Studios Ghibli.

Isso porque este festival antigo, com caldeirões ferventes e monstros dançantes aparentemente inspirou Hayao Miyazaki a fazer o clássico “A Viagem de Chihiro” (Spirited Away).

O Festival Shimotsuki é realizado em nove santuários xintoístas na área de Toyama-go, no sul da província de Nagano, todo mês de dezembro. Os eventos variam de santuário para santuário, mas o conceito central é uma cerimônia tradicional que existe há mil anos.

Aldeões mascarados de tengu dançam em torno de potes de água fervente, recitando os nomes dos deuses de todo o Japão e convidando-os a se banharem na água quente.

Os fãs dos Studios Ghibli destacaram que o cenário do premiado filme de animação “A Viagem de Chihiro”, que trata-se de uma casa de banho onde a protagonista Chihiro é forçada a trabalhar e que é frequentada por deuses e espíritos na aparência de animais, compartilha do conceito central do festival dos deuses se reunirem em um só lugar para se banhar .

No livro ilustrado de “A Viagem de Chihiro”, é escrito que Miyazaki assistiu ao Festival Shimotsuki na televisão, e isso o inspirou a fazer um filme sobre uma casa de banho para os Deuses. O próprio diretor confirmou a conexão: quando questionado de onde veio a ideia:

“Há um festival chamado Shimotsuki, onde os deuses vêm de todo o Japão para se banhar nas fontes termais e se sentir revigorados – eu achei isso fascinante.” disse Hayao Miyazaki.

Ele disse que não havia realmente pesquisado sobre o festival, mas simplesmente amou a ideia. (Ele também disse que Shimotsuki era realizado “em Shizuoka ou Gifu ou algo assim”, o que pode ser um pouco irritante para os residentes da Província de Nagano).

No entanto, a casa de banho para os espíritos não é a única semelhança entre a área de Toyama-go e “A Viagem de Chihiro”. O vale escondido onde o Festival Shimotsuki é realizado só é acessível por um túnel – assim como o mundo mágico apresentado no filme.

Como podemos ver, o túnel apresentado no filme é semelhante ao túnel da vida real, embora este tenha uma aparência um pouco mais assustadora e sombria.

Além de suas conexões com “A Viagem de Chihiro“, o filme de maior bilheteria do Japão de todos os tempos, o festival que é celebrado há mil anos, é verdadeiramente rico em história e foi designado como uma propriedade cultural intangível importante do país.

Shimotsuki é na verdade a palavra antiga para o décimo primeiro mês do calendário lunar; os eventos ocorrem geralmente do início a meados de dezembro. Nos tempos antigos, a intenção original do Festival Shimotsuki era para marcar o início da queda de neve.

“ Samui, kemui, nemui ” (“frio, fumaça, sono”) é a frase comumente usada pelos participantes para descrever as atividades do santuário, que acontecem noite adentro no frio intenso do inverno da região. O festival ocorre no final da noite, quando os participantes mascarados de tengu saem para dançar e jogar água fervente nos deuses usando apenas as mãos.

Isso faz do Shimatsuki Festival o detentor de dois prêmios improváveis: além de ser a inspiração para um dos maiores filmes de animação de todos os tempos, é também o único lugar no Japão onde os homens jogam água fervente uns nos outros com as próprias mãos.

O festival “Shimotsuki” é realizado em santuários em Toyama-go, em um vale oculto no extremo sul de Nagano. Por mais de mil anos, esta cerimônia tradicional é realizado no mês de dezembro, que é considerada a única época do ano em que deuses e humanos se reúnem.

Se você se interessa por festivais inusitados na Terra do Sol Nascente, aproveite para conhecer também o Namahage Matsuri, um festival que ocorre na Véspera de Ano Novo na Península de Oga, província de Akita, onde “demônios Oni” saem às ruas e assustam as crianças locais.

Original: https://www.japaoemfoco.com/shimotsuki-matsuri-o-festival-extraordinario-que-inspirou-a-viagem-de-chihiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário