Quando alguém desperta a curiosidade e tem interesse no
Ofício, esta pessoa certamente deve ler e estudar ao menos quatro teóricos da
Era Moderna. Francis Barrett, Eliphas Levi, Papus [Gérard Anaclet Vincent
Encausse] e sir James Frazer.
Da enciclopédia virtual, o Wikipédia:
Francis Barrett (Londres, 1770 - 1780) foi um ocultista
inglês. Barrett segue as tradições medievais que chegaram a ele, através de
outras regiões da Europa e Oriente, muitas delas de forma oral. Tomam como base
de suas práticas as instruções e manuscritos do Abade Tritemo e Cornelio
Agripa. No ano 1825 aproximadamente forma um seleto grupo de discípulos ou
aprendizes de magos em Londres (Inglaterra) para estudar, ampliar e preservar
esta tradição.
Éliphas Lévi, (8 de fevereiro de 1810 - 31 de Maio de 1875)
- pseudómino de Alphonse Louis Constant - foi um escritor, ocultista e mago
cerimonialista francês.
O seu pseudónimo "Éliphas Lévi," sob o qual ele
publicava seus livros, resultou de pretender ter neles um nome de origem
hebraica associando-o mais facilmente a outros cabalistas famosos.
O maior ocultista do século XIX, como muitos o consideram,
era filho de um modesto sapateiro. Tinha uma irmã, Paulina-Louise, quatro anos
mais velha que ele. Desde sua infância demonstrava um grande caráter de seu
talento para o desenho; seus pais introduziram-no ao ensinamento religioso.
Depois disso, aos dez anos de idade ingressou na comunidade
do presbitério da Igreja de Saint-Louis em Lille, onde aprendeu o catecismo com
o seu primeiro mestre, o abade Hubault, que fazia seleções dos garotos mais
inteligentes. Eliphas Levi foi encaminhado por Hubault ao seminário de Saint-Nicolas
Du Chardonnet, para concluir seus estudos preparatórios. A vida familiar para
ele havia acabado neste momento. No seminário, teve a oportunidade de
aprofundar-se nos estudos da filologia, e quando completara seus dezoito anos
já era apto para ler a Bíblia no seu contexto original.
No ano de 1830, foi transferido para o seminário de Issy
para estudar filosofia. Dois anos depois, ingressou em Saint-Sulpice para
estudar teologia. Foi nesse tempo que esteve em Issy que escreveu seu primeiro
drama bíblico, Nemrod. No seminário de Saint-Sulpice criou seus primeiros
poemas religiosos, considerados de demasiada beleza.
Eliphas Levi foi ordenado diácono em 19 de dezembro de 1835.
Em maio de 1836, teria sido ordenado sacerdote, se não tivesse confessado ao
seu superior o amor por Adelle Allenbach, cuja primeira comunhão com ele havia
realizado. Suas convicções receberam um choque tão grande, que Levi sentiu-se
jogado fora da carreira eclesiástica.
Gérard Anaclet Vincent Encausse (Corunha, Espanha, 13 de
Julho de 1865 — Paris, França, 25 de Outubro de 1916), mais conhecido pelo
pseudônimo de Papus, foi um médico, escritor, ocultista, rosacrucianista,
cabalista, maçom e fundador do martinismo moderno.
Discípulo de Joseph Saint-Yves d’Alveydre (1842-1910), um
iniciado da Igreja Gnóstica e frequente investigador de muitos grupos ocultos
de seu tempo. Um dos mais famosos ocultistas da virada do século, ele foi o
fundador da Escola Hermética em Paris, que atraiu muitos estudantes russos e
dirigiu revista francesa de ocultismo, L’Initiation. Papus também foi o cabeça
de duas sociedades esotéricas, a L’Ordre du Martinisme e a L’Ordre Kabbalistique
de la Rose-Croix.
Papus, juntamente com Oswald Wirthe Stanilas de
Guaita,sonharam em unir os ocultistas de todo lugar numa fraternidade
Rosacruniana reavivadade, uma ordem oculta internacional em que eles esperavam
que o Império Russo desempenharia um papel de líder como ponte entre o Leste e
o Oeste.
Filho de pai francês, o químico Louis Encausse, e de mãe
espanhola, de origem cigana, a senhora Irene Perez, desde 1869 passou a viver
com a família no bairro de Montmartre, em Paris. Estudou primeiramente no
colégio Rollin e, depois, com 17 anos, começou a freqüentar a Faculdade de
Medicina de Paris, onde se graduou com sua tese de doutorado sobre moléstias
nervosas, um verdadeiro tratado sobre o assunto.
Teve sua crise de materialismo ainda nos tempos de
faculdade, e o contato mantido com alguns membros de diversas ordens
ocultistas, dentre eles Stanislas de Guaita, transformou a mera curiosidade em
legítimo e profundo interesse pelos assuntos do Ocultismo. Teve como seu
iniciador o Marquês Saint-Yves d'Alveydre, que herdou os documentos de um dos
principais fundadores do ocultismo francês, Antoine Fabre d'Olivet.
Ainda jovem, começou a estudar os segredos ocultistas,
passando horas na Biblioteca Nacional de Paris ou na Biblioteca do Arsenal,
analisando os segredos da Alquimia e da Cabala. O nome "Papus" (nome
do gênio da medicina no "Nuctemeron", de Apolonio de Tiana) foi
adotado por influência de Eliphas Levi, e identifica uma entidade espiritual
dedicada à terapia. Em 1882 foi iniciado por Henri Delaage na Sociedade dos
Filósofos Desconhecidos, ordem que teria sido fundada por Louis Claude de
Saint-Martin, no século XVIII, na França.
Em 1888, Encausse, Saint-Yves e de Guaita juntaram-se com Joséphin
Péladan e Oswald Wirth para fundar a Ordem Cabalística da Rosacruz. Encausse
foi ainda o fundador do Grupo de Estudos Esotéricos e o editor das revistas L'Initiation
e Le Voile d'Isis.
En 1891, Encausse afirmou estar na posse dos documentos originais
de Martinez de Pasqually, e com eles fundou uma ordem maçônica de martinistas
denominada Ordem dos Superiores Desconhecidos ou, simplesmente, Ordem
Martinista. Assegurava que tinha sido iniciado no Rito de San Martín pelo seu
amigo Henri Delaage, o Visconde de Laage (que afirmava que o seu avô materno
tinha sido iniciado na ordem pelo próprio Saint-Martín). A Ordem Martinista
converteu-se no principal feito de Encausse, e continua vigente na atualidade
como um dos seus legados mais perduráveis. Em 1893, Encausse foi consagrado
bispo da Igreja Gnóstica de França por Jules Doinel, o qual tinha fundado esta
Igreja em 1890 com a intenção de fazer reviver a religião dos cátaros. Em 1895,
Doinel abdicou como Primado da Igreja Gnóstica francesa, deixando o controle da
mesma a um sínodo de três bispos, um dos quais era Encausse. Durante este
período (1894, 1895), Encausse esteve filiado na Sociedade Teosófica. Em Março
de 1895, filiou-se ao Templo da Golden Dawn Ahathoor de Paris, e em 1897 fundou
a Sociedade Alquímica de França, juntamente com Saint-Yves d'Alveydre, Jollivet
Castelot, de Guaita e outros.
James George Frazer (1 de Janeiro de 1854, Glasgow, Escócia
— 7 de Maio de 1941, Cambridge), foi um influente antropólogo nos primeiros
estágios dos estudos modernos de mitologia e religião comparada.
Frazer estudou na Universidade de Glasgow e no Trinity
College, da Universidade de Cambridge. Foi nesta última instituição que ele
escreveu sua obra mais importante, The Golden Bough; a Study in Magic and Religion
("O ramo de ouro", 1890).
"O ramo de ouro" é uma obra alentada (12 volumes
na edição final, concluída em 1915), onde o autor faz um estudo comparativo dos
mitos e do folclore de várias sociedades, e levanta a tese de que o pensamento
humano evoluiu de um estágio mágico para outro religioso, e daí para um nível
científico. Esta tese foi logo refutada por outros antropólogos, mas a
distinção feita por Frazer entre magia e religião, ainda é aceita: na magia, o
utilizador tenta controlar através de "técnicas" o mundo e os
acontecimentos, enquanto que na religião, ele requisita o auxílio a espíritos e
divindades.
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